Karingana Wa Karingana estabelece protocolo

para projetos de apoio a crianças de Timor Leste

 

A Karingana Wa Karingana (que em português significa “Era uma Vez”) e o gabinete da Primeira-Dama de Timor Leste estão preparar a assinatura de um protocolo que pretende dinamizar iniciativas de apoio a projetos destinados a crianças e jovens daquele País.

 

O protocolo, que será assinado proximamente, decorre de uma parceria estabelecida com o Gabinete da Primeira Dama de Timor Leste e insere-se num vasto projeto de cooperação com aquele País, aproveitando o facto de a Karingana Wa Karingana ter, entre os seus responsáveis, pessoas ligadas a instituições portuguesas, com um papel importante no relacionamento entre Portugal e Timor-Leste, também a outros níveis, como é o caso da Universidade do Minho e da AICEP – cujo presidente, Miguel Frasquilho está ligado à associação -, que brevemente irá abrir uma delegação naquele país.

O protoloco a ser assinado pretende contribuir para apoiar o projeto “Casas de Cidadania de Timor Leste” e um torneio de futebol, implementado pelo Gabinete da Primeira-Dama de Timor.

O Torneio de Futebol da Taça da Primeira-Dama 2014 é um projeto já em marcha e que se realizará, durante o período de férias escolares, a partir de final deste mês, prolongando-se durante o mês de Dezembro.

Este programa pretende incentivar as atividades a nível comunitário que promovam a colaboração entre as comunidades locais, as autoridades locais e nacionais, e a comunidade empresarial Timorense, através da prática desportiva.

Outro dos objetivos da iniciativa é o desenvolvimento do espírito de Cidadania junto dos jogadores, treinadores e respetivas famílias, de modo a promover atitudes e comportamentos mais responsáveis, voluntários, solidários e tolerantes em favor dos outros.

O Torneio é realizado em parceria entre o Gabinete da Primeira-Dama, a FFTL (Federação de Futebol de Timor-Leste) e o CTFJTL (Centro Treinamento Futebol Juvenil de Timor-Leste) sendo este último responsável pelo processo de treinamento e educação cívica, destes jovens jogadores sub12, recrutados em Díli, a nível do ensino básico.

Já quanto ao projeto da “Casa da Cidadania” trata-se de uma iniciativa conjunta do Gabinete da Primeira‐Dama de Timor‐Leste e do seu homólogo da Indonésia, que foi inaugurado na capital timorense em Agosto passado.

O seu principal objetivo é o divulgar e promover a cidadania, nomeadamente através de atividades nas áreas do conhecimento, das artes, do artesanato e das atividades familiares, potenciando e destacando o papel do cidadão na construção do País, através de uma perspetiva centrada na qualidade da cidadania exercida.

Este objetivo, que inclui módulos destinados às crianças, mas também aos jovens, será prosseguido através do investimento na formação dos cidadãos, para que saibam respeitar e participar nas decisões da sociedade e assim contribuir para a melhoria das suas vidas.

Pretende‐se que estas crianças possam crescer sem nunca esquecer as pessoas que mais necessitam, os mais pobres, isolados ou desfavorecidos.

A Casa da Cidadania de Díli pretende divulgar a cidadania com base no pressuposto de que o futuro de uma Nação depende de como a sociedade educa os seus cidadãos para serem mais ativos e participativos na assunção das suas responsabilidades enquanto membros da sociedade civil.

O projeto é gerido pela ACTTL – Associação dos Cônjuges dos Titulares de Timor‐Leste, a qual assume ainda o papel de parceira de cooperação com a entidade congénere da Indonésia denominada SIKIB ‐ Solidaritas Istri Kabinet Indonesia Bersatu".

Na sua fase inicial (nas instalações temporárias) será implementado por uma equipa de cinco professores, destacados da Biblioteca da Presidência da República de Timor‐Leste e liderados pela Sra. Ana Gomes.

Tendo em conta a sua experiência enquanto organização não-governamental com apoios a vários projetos, em Portugal e nos Países de Língua Oficial Portuguesa, a Karingana Wa Karingana pretende apoiar estes projetos, através do referido protocolo, a firmar com o Gabinete da Primeira Dama de Timor Leste.

A Karingana Wa Karingana é uma organização não-governamental portuguesa, composta por elementos de várias áreas da sociedade, que tem como objetivo promover ações de solidariedade, cooperação, apoio e desenvolvimento junto dos povos, comunidades e países de expressão lusófona.

No âmbito das suas atividades, a associação já desenvolveu iniciativas como a recolha de material escolar, destinado a crianças portuguesas provenientes de núcleos familiares em situação de carência económica e o envio de 14 mil livros em língua portuguesa para Timor Leste, que serão distribuídos pelas várias bibliotecas das futuras autarquias a serem criadas naquele País.

 

Próximos Eventos

Sem Eventos

Facebook

Parceiros

Newsletter

Calendário

Outubro 2017
2a 3a 4a 5a 6a S D
25 26 27 28 29 30 1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30 31 1 2 3 4 5

Contador de Visitas

272009